Metra: a primeira concessionária de transporte do Governo
do Estado de São Paulo

 

A Metra operou o Corredor ABD de 1997 a julho de 2021.

O Corredor Metropolitano ABD prestava serviço no trajeto São Mateus-Jabaquara e Diadema-Brooklin, ligando as zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo ao Grande ABC.

A Metra operava em 45 km de corredores exclusivos: 33 km no trecho São Mateus-Jabaquara e 12 km no trecho Diadema-Brooklin.

Atendia as cidades de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, com uma frota de ônibus elétricos e híbridos de alta tecnologia.

Volta ao mundo

Com uma frota de cerca de 270 ônibus, que rodavam mais de 1,5 milhão de km por mês, a Metra chegou ao total de mais de 110 mil viagens/mês.

Os ônibus da Metra rodavam cerca de 50 mil km por dia, que correspondem a quase uma volta e meia ao redor da Terra!

A empresa administrou nove terminais metropolitanos e 110 paradas ao longo do Corredor.

Também foi responsável por toda a manutenção dos veículos, corredores, linhas áreas, canteiros de flores, árvores e sinalização dos trajetos.

Para desempenhar essa imensa tarefa, 24 horas por dia, todos os dias do ano, a Metra contava com uma equipe de cerca de 1.700 colaboradores, entre motoristas, orientadores de público, bilheteiros, agentes de limpeza, fiscais, administradores, jardineiros e equipes de manutenção de veículos, prédios e equipamentos de sinalização.

Durante sua existência, a Metra sempre manteve um forte compromisso com qualidade dos serviços, sustentabilidade e respeito ao ambiente urbano.

Gestão de Qualidade

Em outubro de 2012, a Metra recebeu o Certificado de Gestão de Qualidade da Certificadora Internacional Bureau Veritas (BV).

Em 2013, a Metra passou por auditoria de manutenção, que avalia se a empresa está seguindo os critérios de controle de qualidade aprovados na primeira certificação.

Não houve surpresa: a Metra passou com louvor pela nova auditoria, reafirmando seus compromissos com os usuários.

A Metra sempre esteve em 1º lugar na Pesquisa de Qualidade e Satisfação do Cliente (IQC) realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos do Governo do Estado de São Paulo (EMTU). Em 2018, atingiu 86,7% de aprovação excelente/bom.

Gestão Ambiental

Em 2015, a Metra também recebeu o certificado ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental.

A Metra sempre se pautou por ações de grande impacto ambiental, como o plantio de árvores ao longo do Corredor Metropolitano ABD.

Essa iniciativa ajudou  a revitalizar as áreas urbanas da cidades atendidas, ao formar pequenos oásis de flores, árvores e plantas ao longo do trajeto.

Também contribuiu para ampliar a cultura ambiental dos usuários dos ônibus, com informações sobre a riqueza da flora brasileira.

A sustentabilidade sempre foi uma meta da empresa.

A Metra promoveu a reciclagem das podas das árvores, para transformá-las em adubo, além de tratar e reutilizar mais de 30 mil litros de água por dia na lavagem da frota.

Contou ainda com projetos de reciclagem do óleo dos ônibus, coleta seletiva de lixo e descarte responsável de lâmpadas e baterias, entre outros.

Projeto Ensina-me

Por muitos anos, a Metra teve como compromisso a inclusão social de pessoas com deficiência.

Décadas atrás, essa preocupação ainda não se chamava Inclusão Social. Entretanto, a Metra já tinha inúmeros exemplos de contratação de portadores de deficiência para trabalhar nas operações da empresa.

A Metra desenvolveu um programa voltado à formação de profissionais portadores de deficiência, focado no sistema de transporte. É o Projeto Ensina-me.

Fez parte do Ensina-me o treinamento e a capacitação profissional, visando o desenvolvimento de habilidades em busca de bons resultados, por meio do trabalho.

Integrar pessoas com deficiências na organização e conscientizar os demais colaboradores sobre a importância de tal compromisso social.

O resultado é um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, no qual as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional são iguais para todos.

O nome do projeto foi escolhido por meio de concurso aberto a todos os colaboradores. O vencedor foi o gerente de TI da Metra, Manoel Araújo.

Segundo Manoel Araújo, a ideia surgiu por “Ensina-me” ser “a definição perfeita para a experiência que todos os funcionários da empresa adquirem, ao conviver e trabalhar com colaboradores com deficiência”.